Carta pessoal da minha candidatura à Presidência da Câmara Muncipal de Alvito

18-01-2013 22:38

 

(Texto da carta da minha candidatura à Presidência da Câmara Muncipal de Alvito, distribuída por todos os domicílios de Alvito e de Vila Nova da Baronia, nos dias 7 e 8 de Janeiro de 2013): -

 

"

Caro/a amigo/a

Com antecipados cumprimentos, permita que lhe dirija umas palavras, a título pessoal.

Fui convidado para me apresentar como candidato a Presidente do Município de Alvito, no próximo acto eleitoral, previsto para Novembro de 2013.

E… aceitei!

De igual forma, a coligação apoiada pelo PPD/PSD e pelo CDS/PP apresentar-se-á em todas as candidaturas aos diferentes órgãos autárquicos do município de Alvito.

Essa minha decisão decorreu de uma avaliação exaustiva, de naturezas pessoal, familiar e profissional, crendo poder desempenhar esse cargo em benefício das gentes do nosso município, com total disponibilidade para o efeito.

Ao longo da minha vida profissional fui dirigente ou quadro superior da Administração Pública Central, tendo exercido diversas funções de coordenação e intervenção técnica, factos que me permitem conhecer as regras e o funcionamento da Administração Pública.

Não procuro emprego! Estou no final de uma longa carreira profissional, percorrida com muito esforço e dedicação. Assim, a minha opção de me candidatar não se reflectirá em vantagens materiais, quer ao nível pessoal ou familiar, quer ao nível profissional.

Entre os factores que contribuíram para a minha decisão, não posso deixar de referir a minha especial estima por tudo o que se relaciona com Alvito e Vila Nova da Baronia, designadamente o bem-estar das suas gentes e com a procura de um futuro próspero e feliz.

Nasci e vivi toda a minha meninice, adolescência e princípio da vida adulta em Alvito. Em 1982, com 25 anos de idade, embora com alguma angústia, tive de sair de Alvito em busca de alternativas profissionais. Eis chegada a hora de poder regressar!

No entanto, estive sempre presente na vida pública de Alvito. Posso garantir que essa saída nunca significou um abandono ou um “fechar de porta” com essa minha querida terra e gentes (mesmo quando a minha vida me levou além das fronteiras portuguesas), em grande parte, também, porque aí tinha os meus pais e irmão, motivos mais que fortes para esse meu “contacto afectivo e real” ao nosso município.

De resto, ainda hoje Alvito é a terra de residência permanente da minha mãe e do meu irmão, ambos também aqui nascidos e criados, tendo sido o meu pai um alvitense por opção e por amor, de cuja vida cívica me orgulho e que foi um dos sócios fundadores da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvito.

Ao nível pessoal, orgulho-me de ter “obras públicas” em Alvito. Acho que se sabe! Fi-las de forma generosa. Fi-las por um enorme amor a esta nossa terra. As pessoas sabem que sempre assim foi! E será!

Por isso, quero mais! Quero ajudar agora a melhorar o estado das coisas para que as pessoas do nosso município fiquem cada vez com mais recursos e qualidade de vida.

Todavia, quero fazer referência a alguns aspectos de natureza cívica pessoal: - Nunca fui, nem sou militante de qualquer partido político.

A minha causa é apenas uma: - Procurar um futuro melhor e mais feliz para o nosso município.

Sou independente!

Porém, neste compromisso há lealdade com todas as pessoas e instituições. De igual forma, sei que haverá reciprocidade nessa lealdade.

Aceitei este desafio com muito honra e determinação, num momento de grandes dificuldades para o nosso País e para o nosso povo, face as politicas complexas e, por vezes, impopulares por parte do Governo apoiado pelo PPD/PSD e pelo CDS/PP.

Pessoas que me são próximas chegaram a dizer-me que era eu um pouco “ousado” … apenas para apresentar um vocábulo que ilustra essa circunstância e a atitude.

Porém, entendo que é nesses momentos que se deve ir à luta. Estes momentos de dificuldade obrigam-nos a ter um especial sentido de dever cívico humanista e democrático.

A minha candidatura é por Alvito e Vila Nova da Baronia e não de qualquer outra coisa.

Apenas isso!

Não me afastarei um só instante desse objectivo.

Todavia, eu apenas serei o coordenador de um grupo de pessoas que se disponibiliza para construir e colocar em prática, um projecto nascido e desenvolvido a partir das vontades das gentes de Alvito e de Vila Nova da Baronia.

Trata-se de construir - com todas as pessoas;todas mesmo! - um projecto colectivo que terá em conta a vontade detodas as pessoas do nosso Município(Peço desculpa pelo sublinhado e negrito… esse formato pretende evidenciar a vontade central deste projecto).

De momento, cabe a mim próprio, proceder a este tipo de comunicação, esperando, com a maior expectativa, todas as suas sugestões ou propostas, que serão analisadas com a maior atenção e interesse, com vista a começar a estruturar a nossa proposta política e, naturalmente, a sua disponibilidade para participar neste projecto cívico da mais elevada importância para o município de Alvito.

Oportunamente, apresentarei o calendário das actividades, bem como o respectivo suporte de comunicação e de toda a logística, permitindo um diálogo permanente entre todos nós (designadamente na recolha e tratamento dos contributos de todas as pessoas).

Sublinha-se, aqui, a construção e publicação de uma página de internet, cuja elaboração está a cargo de alguém da nossa terra, com elevadíssimos créditos demonstrados – dado este que pode simbolizar o forte empenho e qualidade do nosso projecto.

Entretanto, qualquer contributo pode ser endereçado para:

municipio.alvito.psd.pp.2013@gmail.com

Telefone: -  919606012 (telemóvel pessoal)

Oportunamente, voltarei a entrar em contacto consigo para, nomeadamente, revelar mais detalhes sobre as candidaturas das diferentes listas do PPD/PSD-CDS/PP aos órgãos autárquicos do município de Alvito ou outros elementos que se venham a justificar pertinentes.

Receba um abraço de estima.

Manuel Maria Feio Barroso