Livro de Visitas

Data: 21-04-2013

De: Luisa Pereira

Assunto: Parabéns pela coragem.

Caro amigo,

Não o conheço pessoalmente. Cheguei a esta sua página, por mera curiosidade, na minha qualidade de alentejana preocupada com o futuro das nossas terras.

Dou-lhes os meus mais sinceros parabéns!

Não vi ainda nenhuma outra candidatura com a categoria informativa tão elevada como a sua.

Quero dizer-lhe que, não sendo de nenhum partido, me identifico com tudo o que aqui coloca e, especialmente, com a forma que o faz!

Desejo-lhe toda a sorte!

Luisa Pereira

Data: 27-03-2013

De: Mauro Barroso

Assunto: Uma nota de quem não é de Alvito

Sr. Barroso,

Desde já começo por felicitá-lo pela coragem, ânimo e temperamento que demonstra como candidato à Camara Municipal de Alvito.

Conhecendo ainda pouco sobre o concelho de Alvito, mas já com alguma bagagem de oito anos, entendo que este concelho tem um grande potencial a nível social, cultural, desportivo, gastronómico, turístico, na agricultura, entre outros. São poucos os concelhos que têm ao dispor dos seus munícipes e visitantes tantas e tantas actividades que atrás referi. Também consigo entender que existe muitas outras dificuldades quer económicas, falta de emprego, cuidados médicos permanentes, património esquecido, melhores condições para a educação das nossas crianças, espaços de lazer para todas as faixas etárias…bem…existe muita coisa a melhorar e muito mais a fazer.

Espero de si, ou mesmo dos seus opositores, que se aproveite este potencial, que se crie novas oportunidades para as gentes deste pequeno/Grande Concelho.

Com os melhores cumprimentos

Data: 10-04-2013

De: Manuel Maria Barroso

Assunto: Re:Uma nota de quem não é de Alvito

Muito obrigado pelo comentário. Muito bem estruturado e realista.
Creio que as pessoas têm consciência de que eu estou neste projecto com muita força de vontade e que nada me move, além, da participação na construção do futuro das nossas terras e gentes.
Sou um cidadão independente!
A minha participação neste projecto, apoiado ao nível partidário pelo PSD e pelo PP é de total lealdade - aliás, não poderia ser de outra maneira! As pessoas que estão comigo neste projecto estão no mesmo lema.
Procurarei fazer tudo o que estiver ao meu alcance para não defraudar as vontades das pessoas.
Sei que a luta é renhida. Porém, reconheço - de forma humilde mas assertiva - que sou o melhor preparado para o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Alvito. Lido com a Administração Pública há alguns anos e em diferentes contextos. Sei o que é administrar e gerir dinheiros públicos. Sei o que é o planeamento em contextos da Administração Pública. Conheço perfeitamente a realidade das nossas terras e gentes. Tenho ideias, realistas e concretizáveis. Tenho, acima de tudo isso, uma amizade infinita pela terra que me viu nascer e crescer. Sei que poderei contar com todas as pessoas, mesmo muitos daqueles que são marcadamente de partidos políticos que estão em minha concorrência. Nunca defraudarei ninguém!

Data: 09-03-2013

De: anónimo parvinho

Assunto: assim também eu!

apagando os comentários negativos a vida fica mais fácil, né? continue assim, barrosinho, continue assim...

Data: 10-04-2013

De: Caro amigo "anónimo" (que de "parvinho" nãoparece ter nada!)

Assunto: Re:assim também eu!

Posso garantir-lhe que nunca apaguei nenhum comentário!
Este é um espaço livre!
Porém, de igual forma, quero-lhe dizer, que esse mesmo valor que defendo até à exaustão - a liberdade - me poderá levar a poder usar o direito de defesa da minha Honra (e de todas as pessoas que estão comigo), isto é, à primeira ofensa a esses predicados, não terei a menor dúvida em fazer a respectiva "limpeza".
Todavia, quero garantir-lhe, a si e a todas as pessoas, que não haverá qualquer tipo de censura sobre ideias contrárias e/ou projectos que colidam com as minhas posições estratégicas. Aliás, recebo todas as opiniões, sempre e quando se enquadrem no debate político sobre aquilo que me move aqui: - a construção de um futuro melhor para Alvito e Vila Nova da Baronia, onde as pessoas são peça nuclear!

Data: 21-01-2013

De: PM

Assunto: Que pensas das outras candidaturas?

Vejo que tens estado muito afastado das polémicas das listas. É estratégia? Agora que já se sabe quem serão os candidatos da CDU e do PS, que pensas?
Acho que deves continuar nessa linha. Vencerás, porque as pessoas têm-te em bom campo e querem que sejas tu a ganhar.
Um abraço.
Apoio-te.
Pedro

Data: 22-01-2013

De: Manuel M F Barroso

Assunto: Re:Que pensas das outras candidaturas?

Caro amigo,

Muito obrigado pelo seu contributo.

1. Como repara - e bem - tenho estado mesmo afastado das polémicas das listas. E continuarei! E, de facto, é uma estratégia natural que decorre da metodologia que já tive oportunidade de divulgar.
Este projecto desenvolve-se com a participaçao do maior número de pessoas, onde são sempre bem acolhidos todos os contributos. Essa é a primeira e única preocupação, por enquanto. Chegará o momento em que serão divulgadas as listas. Nesse momento serão dadas todas as informações necessárias e suficientes para que se submetam ao eleitorado as ideias reunidas e harmonizadas. Entretanto, todas as pessoas que estão no projecto, conhecem e conhecerão todos os seus detalhes, pese embora, saibam que ainda não chegou o momento de passar à fase da exteriorização. Não temos urgência em andar a expor as pessoas a processos que não são os mais importantes, por agora, tanto mais que sei (sabemos) como funcionam alguns meios de divulgação mais ou menos incorrectos, locais ou não, afins a estes processos.
Disse e repito, não alinharei em polémicas e trocas de mensagens cobardes e/ou entre incógnitos. Tudo farei para desenvolver este projecto sob princípios democráticos e éticos e, de igual forma, não terei a menor dúvida em defender por todos os meios legítimos, qualquer ofensa sentida e localizada sobre qualquer um/a de nós.

2.- Sobre as outras candidaturas: - São legítimas e democráticas. Assim sendo, respeito-as. De momento não conheço nenhuma proposta. Terei (teremos) oportunidade de avaliar as possíveis propostas dos adversários. Só então e mesmo só então - se chegar(mos) a conhecer alguma dessas possíveis propostas - poderei(mos) emitir algum parecer, embora não seja essa uma matéria obrigatória ou previsível. Nunca entrarei em polémicas como as que referi, pese embora, poderem vir a verificar-se, aqui ou ali, seguramente, matérias que estão directamente associadas à relação entre os sujeitos proponentes e as propostas. Nesse caso, aqui estaremos para o combate de ideias.
Conheço pessoalmente, há muitos anos, o candidato da CDU bem a candidata do PS. Espero ter uma relação cordata com ambos.

Reitero o apoio, com um abraço amigo.

Manuel Maria

Data: 18-01-2013

De: Manuel M F Barroso

Assunto: Resposta ao apoio que me foi dado por um excelente amigo

(Transcrevo aqui o texto que remeti a um excelente amigo que me dirigiu umas palavras de elevadíssima generosidade, estima e apoio à minha participação neste projecto . Por razões óbvias de ética, não transcrevo aqui a mensagem desse meu amigo, nem refiro o seu nome, embora a sua mensagem me tivesse sido transmitida através do Facebook, em "sinal aberto")

Estimado amigo: - Não tenho palavras para lhe transmitir o meu sentimento de gratidão por essa sua demonstração pública de apoio e esse enorme gesto de demonstração de amizade.
Juro-lhe que tudo farei para não o defraudar nessas expectativas. Felizmente, tenho recebido com enorme satisfação muitos gestos como o que o me acaba de voltar a transmitir – aliás, de forma reiterada!
São estas manifestações de grande amizade que me fazem envolver, ainda mais, num projecto que assumi por enorme amor às nossas gentes e terras: Alvito e Vila Nova da Baronia.
Embora, ao longo da minha vida, sempre tivesse uma quase idolatria por esse espaço de afectos e emoções – o qual constituiu o cenário de grande parte das páginas nucleares da minha História de vida pessoal e familiar- nunca imaginei que essa matriz comportamental viesse a transformar-se, de forma tão estruturada, na vontade de me implicar num projecto como o que agora assumi.
Estou muito envolvido com este projecto. Quero-o não como meu, mas como de todas as pessoas. Daí o meu especial empenho em que seja construído com base no maior número de contributos.
Tenho a forte convicção que apenas um projecto que resulte da participação de todas as pessoas, poderá ser implementado com a estima de todos e os respectivos contributos.
Alvito e Vila Nova da Baronia têm estado relativamente adormecidos face ao desenvolvimento. As causas são múltiplas e de diferentes naturezas. Como já referi, em diferentes ocasiões, neste momento não oriento a minha preocupação para qualquer tipo de juízo sobre quem foi responsável por tais circunstâncias (embora não ignore). A preocupação central é a procura de soluções credíveis, úteis e que tenham a possibilidade de serem aplicadas.
É aqui que reside tudo! Todos e todas temos a obrigação de participar. Ninguém se pode alienar do processo de construção do futuro.
As responsabilidades de construção e desenvolvimento do nosso futuro colectivo devem merecer o contributo de toa a gente.
Um abraço
Manuel Maria Feio Barroso

Data: 18-01-2013

De: Apoiante

Assunto: Equipa

Parabéns pela frontalidade, Manel.

A mesma de sempre, que todos os Alvitenses, lhe conhecemos.

Espero e desejo, que assim se mantenha, e não alimente conversas nem o "diz que disse", próprio destas andanças politicas.

Deixo-lhe o repto, importa que se esclareça com alguma brevidade a equipa.

Um Abraço

Data: 18-01-2013

De: Manuel M F Barroso

Assunto: Re:Equipa

Caro amigo, muito obrigado pela mensagem e pelo simpático e generoso apoio enviado.
1. - Com efeito, também me auto-avalio como uma pessoa “frontal” e, de igual forma, creio que essa imagem é perceptível por parte das pessoas (c não me passa pela cabeça – nem nunca passou, estar a criar uma imagem diferente daquela que sou mesmo).
2. - Quanto ao “diz que disse” permito-me reiterar o que já publiquei em outras ocasiões e espaços: - A minha adesão a este projecto é centrada exclusivamente na procura de contribuir para a construção de um futuro melhor para as pessoas e para as coisas das nossas terras (alvito e Vila Nova da Baronia). Nada mais me move.
Fui convidado pelo PSD e pelo PP para, na qualidade de independente, assumir este projecto sob as respectivas siglas. Estou aqui para cumprir com lealdade, tendo a total convicção da devida reciprocidade. No perfil de frontalidade antes comentado, sublinho que não tenho qualquer tipo de receio em estar a coordenar este projecto político. Estou preparado para defender ideias, estratégias e formas de execução de medidas que sejam úteis para as pessoas, para o desenvolvimento e para a democracia, no contexto das eleições autárquicas do concelho de Alvito. Não me irei distrair com nada mais, neste domínio.
Refutarei qualquer tipo de comentário que extravase o que termino de referir. De resto, não me coibirei de tratar as coisas com a dimensão adequada, podendo recorrer aos mecanismos democráticos, cívicos e legais ao meu alcance, para defender este projecto e as pessoas que nele estão comigo.
Sei que, muito provavelmente, até ao momento das eleições, haverá algum tipo de comentário que alinhará por um diapasão de cobardia, de anonimato ou de perversão de carácter. Aos anónimos, ignoro! Aos identificados, tratarei de responder nos termos já referidos.
Porém, às pessoas que acreditam no espírito deste projecto, quero manifestar o meu agradecimento e o convite à adesão. Todos e todas seremos poucos e poucas para transformar as nossas vilas num panorama de progresso e de dignidade humanista.
3. – Quanto à equipa: - Importa clarificar que a prioridade, neste momento, é a construção cooperativa de um projecto sério, útil e com capacidade de ser concretizado (quer no plano político-administrativo, quer nos planos financeiro, logístico e de outros recursos, designadamente os técnicos e humanos).
Obviamente que para essa construção preciso de colaboradores/as. Todos e todas serão bem acolhidos/as.
A “equipa”, tal como refere, decorrerá do tipo e grau de participação na construção do projecto. Trata-se de uma matéria dinâmica, onde não há “observadores “, tipo “treinadores de bancada” (para utilizar a gíria futebolística).
Pretende-se ACÇÃO e SENTIDO DE RESPONSIBILIDADE.

Face ao panorama actual, resultante de uma fortíssima e notória incapacidade da actual equipa da Câmara Municipal de Alvito e dos responsáveis da Juntas de Freguesia, em especial da Junta de Freguesia de Alvito, impõe-se que a “equipa” que venha a ser definida na sequência do projecto que estou a coordenar, apresente méritos marcadamente superiores. E esses méritos não podem decorrer apenas da respectiva eleição.
Neste sentido, o projecto que a seu tempo vier a ser apresentado, sob a forma de programa eleitoral, deverá ser atribuído às pessoas que o conhecem na sua construção e que o irão. Esse é o nosso desafio!
E serão essas pessoas – obviamente que se disponibilizarem para o efeito – que farão parte das nossas listas PPD/PSD &CDS/PP.

Esta é a metodologia, de base claramente democrática e construcionista, que me proponho coordenar na construção do projecto e, por consequência, para a definição das listas. Por consequência, as listas de candidatura serão definidas com base em regras democráticas e de legitimidade funcional.

Neste momento, creio ser prematuro e incongruente com esta metodologia, estar a referir nomes de pessoas. Essa publicação será feita atempadamente e SEMPRE com o consentimento dos/as próprios/as.

Em todo o caso, haverá uma representação que cumpra a Lei da paridade e uma distribuição equilibrada dos respectivos candidatos, segundo áreas de actividade e/ou conhecimento afim à aplicação do projecto/programa eleitoral.

No caso dos órgãos de representação municipal (Câmara Municipal e Assembleia Municipal) procurar-se-á uma distribuição equilibrada de candidatos com afinidades a qualquer das duas vilas (Alvito e Vila Nova da Baronia).

De igual forma, este projecto está totalmente aberto à participação de todos e de todas, designadamente a pessoas sem qualquer filiação partidária, aliás, como é o meu próprio caso.

1 | 2 >>

Novo comentário