Data: 18-01-2013

De: Manuel M F Barroso

Assunto: Re:Equipa

Caro amigo, muito obrigado pela mensagem e pelo simpático e generoso apoio enviado.
1. - Com efeito, também me auto-avalio como uma pessoa “frontal” e, de igual forma, creio que essa imagem é perceptível por parte das pessoas (c não me passa pela cabeça – nem nunca passou, estar a criar uma imagem diferente daquela que sou mesmo).
2. - Quanto ao “diz que disse” permito-me reiterar o que já publiquei em outras ocasiões e espaços: - A minha adesão a este projecto é centrada exclusivamente na procura de contribuir para a construção de um futuro melhor para as pessoas e para as coisas das nossas terras (alvito e Vila Nova da Baronia). Nada mais me move.
Fui convidado pelo PSD e pelo PP para, na qualidade de independente, assumir este projecto sob as respectivas siglas. Estou aqui para cumprir com lealdade, tendo a total convicção da devida reciprocidade. No perfil de frontalidade antes comentado, sublinho que não tenho qualquer tipo de receio em estar a coordenar este projecto político. Estou preparado para defender ideias, estratégias e formas de execução de medidas que sejam úteis para as pessoas, para o desenvolvimento e para a democracia, no contexto das eleições autárquicas do concelho de Alvito. Não me irei distrair com nada mais, neste domínio.
Refutarei qualquer tipo de comentário que extravase o que termino de referir. De resto, não me coibirei de tratar as coisas com a dimensão adequada, podendo recorrer aos mecanismos democráticos, cívicos e legais ao meu alcance, para defender este projecto e as pessoas que nele estão comigo.
Sei que, muito provavelmente, até ao momento das eleições, haverá algum tipo de comentário que alinhará por um diapasão de cobardia, de anonimato ou de perversão de carácter. Aos anónimos, ignoro! Aos identificados, tratarei de responder nos termos já referidos.
Porém, às pessoas que acreditam no espírito deste projecto, quero manifestar o meu agradecimento e o convite à adesão. Todos e todas seremos poucos e poucas para transformar as nossas vilas num panorama de progresso e de dignidade humanista.
3. – Quanto à equipa: - Importa clarificar que a prioridade, neste momento, é a construção cooperativa de um projecto sério, útil e com capacidade de ser concretizado (quer no plano político-administrativo, quer nos planos financeiro, logístico e de outros recursos, designadamente os técnicos e humanos).
Obviamente que para essa construção preciso de colaboradores/as. Todos e todas serão bem acolhidos/as.
A “equipa”, tal como refere, decorrerá do tipo e grau de participação na construção do projecto. Trata-se de uma matéria dinâmica, onde não há “observadores “, tipo “treinadores de bancada” (para utilizar a gíria futebolística).
Pretende-se ACÇÃO e SENTIDO DE RESPONSIBILIDADE.

Face ao panorama actual, resultante de uma fortíssima e notória incapacidade da actual equipa da Câmara Municipal de Alvito e dos responsáveis da Juntas de Freguesia, em especial da Junta de Freguesia de Alvito, impõe-se que a “equipa” que venha a ser definida na sequência do projecto que estou a coordenar, apresente méritos marcadamente superiores. E esses méritos não podem decorrer apenas da respectiva eleição.
Neste sentido, o projecto que a seu tempo vier a ser apresentado, sob a forma de programa eleitoral, deverá ser atribuído às pessoas que o conhecem na sua construção e que o irão. Esse é o nosso desafio!
E serão essas pessoas – obviamente que se disponibilizarem para o efeito – que farão parte das nossas listas PPD/PSD &CDS/PP.

Esta é a metodologia, de base claramente democrática e construcionista, que me proponho coordenar na construção do projecto e, por consequência, para a definição das listas. Por consequência, as listas de candidatura serão definidas com base em regras democráticas e de legitimidade funcional.

Neste momento, creio ser prematuro e incongruente com esta metodologia, estar a referir nomes de pessoas. Essa publicação será feita atempadamente e SEMPRE com o consentimento dos/as próprios/as.

Em todo o caso, haverá uma representação que cumpra a Lei da paridade e uma distribuição equilibrada dos respectivos candidatos, segundo áreas de actividade e/ou conhecimento afim à aplicação do projecto/programa eleitoral.

No caso dos órgãos de representação municipal (Câmara Municipal e Assembleia Municipal) procurar-se-á uma distribuição equilibrada de candidatos com afinidades a qualquer das duas vilas (Alvito e Vila Nova da Baronia).

De igual forma, este projecto está totalmente aberto à participação de todos e de todas, designadamente a pessoas sem qualquer filiação partidária, aliás, como é o meu próprio caso.

Novo comentário